11 abril 2022

Compaixão e socorro / Compassion and help


“Amai, pois, a vossos inimigos…” — JESUS, Lucas, 6:35.

“Se o amor do próximo constitui o princípio da caridade, amar os inimigos é a mais sublime aplicação desse princípio, porquanto a posse de tal virtude representa uma das maiores vitórias alcançadas contra o egoísmo e o orgulho.” — Cap. XII: 3.

Não apenas os nossos adversários costumam cair.

É preciso entender que as situações constrangedoras não aparecem unicamente diante daqueles que não nos comungam os ideais, cujas deficiências, por isso mesmo, estamos naturalmente inclinados a procurar e reconhecer.

As criaturas que mais amamos também erram, como temos errado e adquirem compromissos indesejáveis, como, tantas vezes, temos nós abraçado problemas difíceis de resolver.

E todos eles, — os irmãos que resvalam na estrada, — decerto pedem palavras que os esclareçam e braços que os levantem.

Tanto quanto nós, na travessia das trevas interiores, quando as trevas interiores nos tomam de assalto, reclamam compaixão e socorro, em invés de espancamento e censura.

Ainda assim, compaixão e socorro não significam aplauso e conivência para com as ilusões de que devemos nos desvencilhar.

Em verdade, exortou-nos Jesus a deixar conjugados, o trigo e o joio, na gleba da experiência, de vez que a Divina sabedoria separará um do outro, no dia da ceifa, mas não nos recomendou sustentar reunidos a planta útil e a praga que a destrói. À vista disso, a compaixão e o socorro expressam-se no cultivador, através da bondade vigilante, com que libertará o vegetal proveitoso da larva que o carcome.

O papel da compaixão é compreender.

A função do socorro é restaurar.

Mas se a compaixão acalenta o mal reconhecido, a título de ternura, converte-se em anestesia da consciência e se o socorro suprime o remédio necessário ao doente, a pretexto de resguardar-lhe o conforto, transforma-se na irresponsabilidade fantasiada de carinho, apressando-lhe a morte.

Reconhecendo, pois, que todos somos suscetíveis de queda, saibamos estender incessantemente compaixão e socorro, onde estivermos, sem escárnio para com as nossas feridas e sem louvor para com as nossas fraquezas, agindo por irmãos afetuosos e compassivos mas sinceros e leais uns dos outros, a fim de continuarmos, todos juntos, na construção do Bem Eterno, trabalhando e servindo, cada qual de nós, em seu próprio lugar.

Espírito Emmanuel, do Livro da Esperança, psicografado por Chico Xavier.


Compassion and help


“Love therefore your enemies…”—JESUS, Luke, 6:35.

“If the love of one's neighbor constitutes the principle of charity, loving one's enemies is the most sublime application of this principle, since the possession of such a virtue represents one of the greatest victories achieved against selfishness and pride.” — Chap. XII: 3.

Not only our opponents tend to fall.

It is necessary to understand that embarrassing situations do not appear only when faced with those who do not share our ideals, whose deficiencies, for this very reason, we are naturally inclined to seek and recognize.

The creatures we love the most also make mistakes, as we have done wrong, and make undesirable compromises, as we have so often embraced difficult-to-solve problems.

And all of them — the brothers who slip on the road — certainly ask for words that enlighten them and arms that lift them up.

As much as we, in the crossing of the inner darkness, when the inner darkness takes us by storm, they demand compassion and help, instead of beating and censure.

Even so, compassion and help do not mean applause and connivance with the illusions that we must get rid of.

Truly, Jesus exhorted us to leave the wheat and the tares together in the field of experience, since Divine wisdom will separate one from the other on the day of harvest, but he did not recommend that we keep together the useful plant and the pest. that destroys it. In view of this, compassion and help are expressed in the cultivator, through the vigilant kindness, with which he will free the fruitful vegetable from the larva that eats it.

The role of compassion is to understand.

The function of help is to restore.

But if compassion cherishes the recognized evil, as tenderness, it becomes an anesthesia of conscience and if help suppresses the necessary medicine for the sick, under the pretext of protecting his comfort, it becomes irresponsibility disguised as affection, hastening his death.

Recognizing, therefore, that we are all susceptible to fall, let us know how to incessantly extend compassion and help wherever we are, without scorning our wounds and without praising our weaknesses, acting as affectionate and compassionate brothers but sincere and loyal to one another. , in order to continue, all together, in the construction of the Eternal Good, working and serving, each one of us, in his own place.

Emmanuel Spirit, from the Book of Hope, psychographed by Chico Xavier.

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