Um testemunho de nosso apreço

Estes Casos foram escritos ao correr da máquina e num clima de coração suspenso.
Foram lembrados com ternura e respeito durante uma semana seguida. Quando os terminamos, compreendemos que vivêramos momentos de emoção, recordando casos reveladores da misericórdia de Deus na ajuda de Bezerra de Menezes.
Em nosso redor, sombras radiosas visitavam-nos e dentre muitas, revelando-nos uma colaboração e também um ato de gratidão ao Espírito querido do evocado, sentíamos a presença dos Espíritos Amigos de Manuel Quintão, José Braga Neto, Mãe Ritinha, Dr. Guillon Ribeiro e Antônio Guerra Peixe.
Estava pronto o humilde livrinho que nossos ex-alunos desejavam que escrevêssemos.
E foi quando se deu mais um caso em nosso lar, que merece ser narrado e com ele finalizado o nosso pequeno trabalho, porque veio mostrar-nos o quanto é querido e respeitado, em nosso colégio familiar, o Espírito do Evangelizador brasileiro vivido no seu retrato, que está em nossa sala de visita.
Nossa filha Sônia, à véspera de seu casamento, em 16 de maio de 1958, acertava os móveis e dava outras providências para que, na tarde de 17, se realizasse, como previa, num ambiente de arrumação perfeita, a Prece que iríamos proferir a favor de seu casamento como um complemento ao ato civil que se realizaria na parte da manhã. 
Neste afã, junto ao noivo, revendo as paredes da sala de visitas, dá com o retrato do Dr. Bezerra de Menezes e desabafa à meia voz:
— O retrato deste velho bem que poderia sair dali, ao menos por hoje e amanhã...
E nossa querida esposa, que se achava na sala contígua a enfeitar a mesa dos doces, imediatamente responde-lhe:
Quê? Tirar esse Retrato? Nem pense nisso, porque se tal você fizesse nem casamento era capaz de haver mais...
Os familiares presentes sorriram; a própria filha também sorriu, porque todos compreenderam, na afirmativa espontânea da companheira, o grau de amor que todos votamos, até no retrato, ao Espírito caritativo do Kardec Brasileiro.

E, desta maneira, finalizamos nosso livreto, que não registra uma biografia ou parte da vida do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, visto que isto já foi tentado por confrades outros com mestria e acerto.
A novidade de nosso trabalho está, no dizer do nosso caro Irmão Chico Xavier, em não ser uma biografia mas uma coletânea de lindos, pequenos e inéditos Casos e, por isto, incentivou-nos:
Publique, Ramiro, os Lindos Casos de Bezerra de Menezes, porque, além de novos, vão agradar, sobremodo, por ser esta uma maneira mais objetiva de ser lida e conhecida a vida do nosso grande e querido Médico dos pobres.

Também, confiamos que, um dia, quando for escrita, como deve ser, por alguém mais capaz, a vida cheia de bons exemplos desse abnegado Seareiro Espírita, nossos Casos, registrando lições, verdades e consolações, serão aproveitados como uma das pequenas pedras a compor o seu monumento, a sua Vida, o seu Amor ao próximo e a sua Gratidão a Deus!


Ramiro Gama.
 

Postagens mais visitadas deste blog

A última ceia

Três almas

Prece de aceitação / Acceptance prayer