Nascem no Brasil as primeiras mocidades espíritas
Sentimos que o Anjo Ismael, que supervisiona o Movimento Espiritual do Brasil, através do Evangelizador Brasileiro, trabalhava o coração dos Espíritas vigilantes, inspirando-os à tarefa programada por Jesus.
E, assim, a primeira Mocidade Espírita é fundada em terras de Araçatuba, estado de São Paulo, segundo soubemos, em 1933.
Diamantino Sá, no Centro Espírita Amaral Ornellas, do Estado da Guanabara, funda as aulas de Moral Cristã do Departamento de Ensino Evangélico, em 1934 e, em setembro de 1936, dois anos depois, funda a Juventude Espírita Amaral Ornellas, resultante daquelas aulas, constituindo-se essa Juventude a segunda do Brasil.
Leopoldo Machado, em seguida, no mesmo ano, em 1936 funda a terceira, em Nova Iguaçu, no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade.
Em Três Rios, no Grupo Espírita Fé e Esperança, em fins de 1934, na Escola do Grupo, fundamos a Aula de Icléa, que começou a funcionar todos os sábados, e, em 1937, em continuação dessa Aula, fundamos a Mocidade Espírita Bezerra de Menezes, a quarta em todo o Brasil.
Hoje, elas são incontáveis.
Pelo Brasil afora, junto a todos os Centros Espíritas bem organizados e dirigidos, há Mocidades e Juventudes Espíritas fundadas e realizando um trabalho norteador para os moços que surgem, que prometeram realizar, nas Terras do Cruzeiro e do Coração do Mundo, o Melhor e o mais Certo, com vistas à felicidade e à elevação de seu próximo, acendendo, aqui e ali, a lâmpada da compaixão, vivendo, em exemplos, na própria melhoria espiritual, os Ensinos do Mestre Divino, sendo, por si sós, uma permanente Mensagem do Amor Diferente, que tudo compreende e tudo perdoa, junto aos seus companheiros de romagem, buscando, pelas mãos de Jesus, o Seio amantíssimo de Deus.