Escola Profissional Jorge Franco

De 1939 até abril de 1943, além de dirigirmos a Escola noturna Carvalho Araújo, passamos a dirigir, durante o dia, a Escola Profissional Jorge Franco, pertencente à Estrada de Ferro Central do Brasil.
Nossa missão se ampliava, dia a dia, trazendo-nos sérias responsabilidades no magistério, como professor da roça.
Os alunos, todos adultos, eram muitos, mas amigos e compreensivos, aceitando, com carinho, nossas falhas.
Se não lhes podíamos dar uma assistência total como professor, dávamos-lhes, no entanto, como amigo e irmão mais esclarecido, algo de nós mesmo, pouco e qualitativo.
E sentiam-se todos satisfeitos e certos de que, momento a momento, se achavam em processo de educação e reeducação, diante do Divino Mestre e Senhor, pois nossas aulas eram sempre enredeadas, entreabertas, entrançadas de ensinos evangélicos, de casos morais, ressaltando, vez por outra, a vida exemplar de Bezerra de Menezes, como Filho, Aluno e, depois, Pai de Família e Médico de corpos e de almas.
Procurávamos, pois, nutrir espiritualmente, os nossos alunos, através de nossas atitudes e exemplos, avisos e correções, buscando despertar-lhes o Anjo, o Cristão, antes de tudo.
E não nos arrependemos, antes nos sentimos, até hoje, certos de que, já naqueles tempos, agíamos contagiado das ideias de Pestalozzi, restabelecidas nos Ensinos Espíritas e, portanto, predefinindo uma necessidade, que é hoje realidade vitoriosa e benéfica em nossos educandários espiritistas.
Com o nosso modo de agir, na humildade de nossa tarefa, conseguimos semear nas terras aradas dos corações dos moços as Sementes de Luz do Livro da Vida e, neles, formar, com segurança, uma equipe de cristãos novos e valorosos.
Foi isto o que observaram, às escondidas, os fiscais da Caixa Jornaleira da E. F. C. B., do Departamento de Ensino da Estrada e até as autoridades locais que, sem que soubéssemos, nos vigiavam...
Calaram-se diante do que viram. Se procurávamos formar, junto aos moços, cidadãos patriotas, também o fazíamos, com denodo, formando, neles, cristãos, Irmãos de Jesus, Filhos de Deus!

Índice 

Postagens mais visitadas deste blog

A última ceia

Prece de aceitação / Acceptance prayer

Três almas