Perguntas agradáveis ou desagradáveis aos espíritos

1. Os Espíritos respondem de boa vontade às perguntas que lhes fazemos?
 – Depende das perguntas. Os Espíritos sérios respondem com prazer às que objetivam o bem e os meios de vos fazer progredir. Não dão ouvidos às perguntas fúteis.
2. Basta que uma pergunta seja séria para ter uma resposta séria?
 – Não. Isso depende do Espírito que responde.
 – Mas uma pergunta séria não afasta os Espíritos levianos?
 – Não é a pergunta que afasta os Espíritos levianos, é o caráter de quem a faz.
3. Quais as perguntas particularmente desagradáveis para os Espíritos bons?
 – Todas as que são inúteis ou feitas por curiosidade e para experimentá-los. Então eles não respondem e se afastam.
 – Há perguntas que desagradem aos Espíritos imperfeitos?
 – Somente aquelas que possam pôr-lhes à mostra a ignorância ou a mistificação, quando estão procurando enganar. Fora disso, respondem a tudo sem se preocuparem com a verdade.
4. Que pensar das pessoas que só veem nas comunicações espíritas uma distração ou um passatempo, um meio de obter revelações sobre questões de interesse pessoal?
 – Os Espíritos inferiores gostam muito dessas pessoas que, como eles, gostam de se divertir, e ficam satisfeitos quando as mistificam.
5. Quando os Espíritos não respondem a certas perguntas é por que não querem ou por que uma potência superior se opõe a certas revelações?
 – Uma coisa e outra. Há coisas que não podem ser reveladas outras que o Espírito não conhece.
 – Insistindo-se bastante o Espírito acabará por responder?
– Não, o Espírito que não quer responder pode retirar-se sem dificuldade. É por isso que convém esperar quando vos mandam e sobretudo não insistir para obter resposta. A insistência por uma resposta que não vos querem dar é um meio certo de ser enganado.
(5) Retirando-se o Espírito bom, um Espírito inferior lhe toma o lugar imediatamente e responde em seu lugar. É o inverso do que acontece com o Espírito inferior, mas de boa fé, quando socorrido por um Espírito bom, como se vê pela observação acima. O processo mediúnico é bastante complexo e delicado. Se não prestarmos atenção às respostas seremos enganados, quando insistimos indevidamente, porque não percebemos o afastamento do Espírito comunicante e sua substituição por outro. (N. do T.)

6. Todos os Espíritos estão aptos a compreender as perguntas que lhes fazem?
 – Longe disso. Os Espíritos inferiores são incapazes de responder a certas perguntas, o que não os impede de fazê-lo bem ou mal, com acontece entre vós.
OBSERVAÇÃO – Em certos casos, e quando for útil, acontece muita vezes que um Espírito mais esclarecido ajuda um Espírito ignorante e lhe assopra a resposta. Isso se reconhece facilmente pelo contraste da resposta com as demais, e também porque frequentemente o próprio Espírito o confirma. Mas isso só acontece com os Espíritos ignorantes de boa fé, jamais com os que fingem saber.

Índice
Início

0 Comments:

Postar um comentário