O Espírito de Hilário Silva nos revela o “Dasp" da Espiritualidade
De uma feita, sonhamos com o querido Amigo e Irmão, José Braga Netto, um ano depois do seu desencarne.
Revelou-nos, na Espiritualidade, o Departamento Administrativo dos Serviços do Pai, que Chico Xavier já houvera visto e em cujo interior já servia como datilógrafo.
Isto lhe servia de consolação, porque no Dasp, aqui, da terra, havia sido reprovado para a mesma função.
E o Espírito querido de Braga Netto nos mostrava sua ficha e permitia que víssemos, de relance, a nossa...
Acordamos impressionado com a graça recebida e, como guardássemos algo da ficha, fizemos-lhe um clichê e a publicamos em nossa Revista “O Nosso Guia" com o título Dasp.
Compreendemos que temos todos uma Ficha no Departamento Administrativo dos Serviços do Pai escriturando o que fazemos e o que deixamos de fazer, aqui, como encarnados. Casos bons e maus, dias ganhos e perdidos, virtudes adquiridas, determinados vícios vencidos, ou vice-versa...
E começamos a ter mais cuidado com o prêmio das horas no relógio do Tempo, revelando graças do Pai de Amor e Justiça, para conquistarmos, como trabalhadores da última ora, o título de cristão em Cristo. Muitos Casos que, aqui, ficam ignorados, lá, no Dasp da Espiritualidade, ficam registrados.
O Irmão X deu-nos a Ficha, que colabora com o nosso sonho.
E os maravilhosos livros do Espírito de Hilário Silva, recebidos pelos médiuns Waldo Vieira e Francisco Cândido Xavier, também vieram confirmar a realidade do nosso sonho.
Lindos Casos, que a Terra ignora, de confrades abnegados da velha guarda do Espiritismo cristão, o Espírito esclarecido de Hilário Silva no-los revela, surpreendendo-nos e até encantando-nos, como os que nos revelou de Quintão, Paim, Pamplona, Anália Franco, Barsanulfo, Batuíra, Neves da Cruz, Bittencourt Sampaio, Arthur Ramos, Bezerra de Menezes e de outros.
De Bezerra, então, registra dois Lindos Casos, desconhecidos por nós e por quantos Espíritas se deram ao trabalho utilíssimo de lhe revelarem os exemplos deixados e todos refertos de Amor à Causa de Jesus.
O livro Almas em Desfile traz-nos Não Perdoar e A Vida Escreve regista-nos o Aparte, todos dignos de figurar aqui, como um complemento valioso ao nosso desiderato.
O primeiro nos mostra Bezerra em convívio íntimo com o grande republicano Quintino Bocaiúva, Diretor do ótimo jornal o País, em cujas colunas o Seareiro Espírita colaborou.
O segundo, quando prelecionava para enorme ajuntamento de sofredores desencarnados, no Plano Espiritual, em que dá a um fino ironista, que o aparteia, uma inspirada e oportuna resposta e, em ambos, o Apóstolo Brasileiro se nos mostra atento aos assuntos do Mestre, sempre inspirado, e permanentemente disposto a ser útil, a curar e a ensinar, a beneficiar e a encaminhar para o Bem, sem jamais ferir, os seus irmãos sofredores, infelizes, mais ignorantes que maus, sem o Roteiro salvador do Evangelho.