Lindos e últimos casos

Em agosto de 1951, voltamos a Pedro Leopoldo. A convite do Dr. Rômulo Joviano, que era o Diretor da Fazenda, visitamos demoradamente as obras valiosas que o Ministério da Agricultura ali construiu para abrigar animais reprodutores e selecionados. O Dr. Franco deu-nos uma bela aula sobre a vida das abelhas. Depois nos avistamos com o Dr. Darwin, seu leal colaborador e, em seguida, com o Chico e dele ouvimos outros comentários. À noite, na Sessão do LUIZ GONZAGA, psicografa uma LINDA MENSAGEM de JOÃO PINTO DE SOUZA, o fundador da HORA ESPIRITUALISTA, – Mensagem apreciando nossa Campanha de Educação de adultos na Central do Brasil, com a qual, com auxílio de professores voluntários, conseguimos, numa massa de doze mil ferroviários, alfabetizar cerca de onze mil.

Passados dois anos, numa tarde de agosto de 1953, falamos à esposa: VAMOS A PEDRO LEOPOLDO BUSCAR UMA MENSAGEM DE BOM ÂNIMO. Carecíamos de algo que nos animasse. Achávamo-nos doentes do corpo e da alma. E, assim, no dia seguinte, chegávamos à Terra do querido Chico Xavier. Era uma quinta-feira. O LUIZ GONZAGA realiza suas Sessões às segundas e sextas-feiras. Dormimos, pois, meio decepcionados, mas confiantes. Acordamos numa manhã cheia de sol e recebendo uma graça: a visita do Chico, que fora avisado de nossa chegada pelo seu bondoso irmão André, que conosco viajara. Partimos, com ele, numa charrete, para a Fazenda. Em caminho conversamos longamente.

À noite, a Sessão no LUIZ GONZAGA começou às 21 horas com o salão superlotado de irmãos, na maioria, vindos de lugares circunvizinhos. Terminou às 2 horas da madrugada, sem que ninguém se sentisse cansado. Todas as orientações que pedimos, por escrito, ao Espírito querido de Emmanuel, foram atendidas. Em nosso favor, pedimos algo em pensamento. E quando concluíamos que nada receberíamos, Chico lê: MENSAGEM DE BOM ÂNIMO, DE Amaral Ornellas e a nós dedicada. Linimentados com o belíssimo alexandrino, choramos de emoção, tanto mais quanto não esperávamos receber tão grande dádiva.

Em começo de dezembro do mesmo ano, a serviço de nossa Campanha Educacional, depois de inaugurarmos dois Cursos em Pedro Leopoldo, às 21 horas, fomos assistir à Sessão do LUIZ GONZAGA.

E, aí, por acréscimo de misericórdia, recebemos, no fim da Sessão, pelo Chico, uma erudita Mensagem de Braga Neto, o saudoso Secretário de nossa Revista O NOSSO GUIA, — Mensagem que reflete seu lastro espiritual já bem volumoso, digna de meditação que tanto se atualiza aos nossos dias.

Em março de 1954, fomos assistir à entrega de Certificados aos adultos ferroviários de nossos Cursos de Alfabetização de Horto Florestal, em Belo Horizonte. Aproveitamos o ensejo e fomos ver o Chico. Encontramo-lo bem doente. Mesmo assim, a nosso pedido, atende a três cadetes que ali foram convidá-lo para uma festa em Agulhas Negras, na sede da Academia Militar.

Em todas essas ocasiões colhemos e anotamos novos casos.

Meses depois, nossa abençoada Campanha levou-nos à cidade de Sabará e a todo seu ramal, onde temos Cursos. Na volta, aflitos pela saúde do grande médium, fomos visitá-lo, ainda com o propósito de lhe pedir autorização para publicar os Lindos Casos, que nos contou, a benefício de uma OBRA EDUCACIONAL ESPÍRITA. Chico surpreende-se, nem de leve calcula o que ouvimos e anotamos. Supõe que apenas guardávamos, na pressa com que foram contados, uma meia dúzia de casos, coisa sem importância… Assistimos à Sessão e Emmanuel nos envia pequena Mensagem, muito expressiva para nós.

Na noite de 15 para 16 de maio de 1954, datilografamos o presente trabalho, em sua primeira parte. Fizemo-lo até a parte acima. Cansados, deixamo-lo para terminar no dia seguinte. E sonhamos com o caro Chico, sonho consolador, esclarecedor, emocionante. Certamente o Chico sentia, de longe, nosso trabalho. Pois em sonho, vendo-o de longe, ouvimos que falava e, por ele, seu querido e iluminado Guia, dando-nos uma como Mensagem para o final da primeira parte de nosso Livro: “Que fazes de teus pés, de tuas mãos, de teus olhos, de teu cérebro? Sabes que esses poderes te foram confiados para honrar o Senhor iluminando a ti mesmo? Medita nestas interrogações e santifica teu corpo, nele encontrando o tempo divino”. Foi o que fizera o Chico no início de sua mediunidade, depois de haver a convite de Emmanuel, visitado a Fazenda do Pai e se inteirado do Serviço que cada coisa faz em santificação de si mesma. E traduzimos a belíssima e oportuna Mensagem, lembrando o que poderemos fazer com as mãos, com os pés, com o cérebro, com o coração, com os olhos, a benefício de nosso espírito. E verificamos que Jesus escreve pelas nossas mãos, sente e ama pelo nosso coração como no caso da belíssima lição Evangélica, olha pelas Visões Maravilhosas de um Servidor, anda pelos pés dos que caminham nas sendas do Bem e pensa e serve amando e ensinando através daqueles que O seguem.

A Mensagem ainda nos fez lembrar de Mãe Ritinha, uma Irmã Mensageira do Amor que, na cidade de Três Rios, no fim de sua bela existência, com os pés inchados, com os olhos já cansados, com o coração gasto de fazer o bem, com o cérebro cheio de luz, caminhou caminhos estreitos e íngremes, visitou aflitos, atendeu a infinidades de criaturas, encaminhando-as ao Grande Roteiro e, por fim, em pleno serviço de dar sem receber, desencarnou, santificando seu corpo na sublimação do seu Espírito.

Que os Lindos Casos que ouvimos de tantos irmãos ligados ao querido Chico Xavier e apresentados e vestidos com a roupagem não menos simplória e humilde de nosso espírito, façam o bem a quantos os lerem. São partes integrantes da vida de um vero servidor. E um benefício imenso nos prestaram: fizeram com que pensássemos na responsabilidade que temos: olhando a do humilde Médium de Pedro Leopoldo, e esforçando-nos por imitá-lo, para que no Serviço Salvacionista do Espiritismo se multipliquem os Chico Xavier e a Terceira Revelação, através dos bons exemplos de seus verdadeiros trabalhadores, por Ela reformados, acorde os que “DORMEM” e lhes “MOSTRE” que somente Jesus é Caminho, Verdade e Vida, e que somente nos salvaremos caminhando pelas Suas Pegadas de Amor, vivendo a Verdade e a Vida Verdadeira que Ele imortalizou no Amor, porque Ele é o Caminho para Deus, a Verdade que Ama e salva e a Vida que não morre nunca.

ÍNDICE

0 Comments:

Postar um comentário