21 novembro 2019

Primeiras pregações de Jesus


Pregações de Jesus

Nos primeiros dias do ano 30, antes de suas gloriosas manifestações, avistou-se Jesus com o Batista, no deserto triste da Judeia, não muito longe das areias ardentes da Arábia. Ambos estiveram juntos, por alguns dias, em plena Natureza, no campo ríspido do jejum e da penitência do grande precursor, até que o Mestre Divino, despedindo-se do companheiro, demandou o oásis de Jericó, uma bênção de verdura e águas entre as inclemências da estrada agreste. De Jericó dirigiu-se então a Jerusalém, onde repousou, ao cair da noite.
Sentado como um peregrino, nas adjacências do Templo, Jesus foi notado por um grupo de sacerdotes e pensadores ociosos, que se sentiram atraídos pelos seus traços de formosa originalidade e pelo seu olhar lúcido e profundo. Alguns deles se afastaram, sem maior interesse, mas Hanã, que seria, mais tarde, o juiz inclemente de sua causa, aproximou-se do desconhecido e dirigiu-se-lhe com orgulho:
Galileu, que fazes na cidade?
Passo por Jerusalém, buscando a fundação do Reino de Deus! Exclamou o Cristo, com modesta nobreza.
Reino de Deus? Tornou o sacerdote com acentuada ironia. E que pensas tu venha a ser isso?
Esse Reino é a obra divina no coração dos homens! Esclareceu Jesus, com grande serenidade.
Obra divina em tuas mãos? Revidou Hanã, com uma gargalhada de desprezo.
E, continuando as suas observações irônicas, perguntou:
Com que contas para levar avante essa difícil empresa? Quais são os teus seguidores e companheiros?… Acaso terás conquistado o apoio de algum príncipe desconhecido e ilustre, para auxiliar-te na execução de teus planos?
Meus companheiros hão de chegar de todos os lugares respondeu o Mestre com humildade.
Sim observou Hanã —, os ignorantes e os tolos estão em toda parte na Terra.
Certamente que esse representará o material de tua edificação. Entretanto, propões-te realizar uma obra divina e já viste alguma estátua perfeita modelada em fragmentos de lama?
—Sacerdote replicou-lhe Jesus, com energia serena —, nenhum mármore existe mais puro e mais formoso do que o do sentimento, e nenhum cinzel é superior ao da boa vontade.
Impressionado com a resposta firme e inteligente, o famoso juiz ainda interrogou:
Conheces Roma ou Atenas?
Conheço o amor e a verdade disse Jesus convictamente.
Tens ciência dos códigos da Corte Provincial e das leis do Templo? Inquiriu Hanã, inquieto.
Sei qual é a vontade de meu Pai que está nos céus respondeu o Mestre, brandamente.
O sacerdote o contemplou irritado e, dirigindo-lhe um sorriso de profundo desprezo, demandou a Torre Antônia, em atitude de orgulhosa superioridade.
No dia seguinte, pela manhã, o mesmo formoso peregrino foi ainda visto a contemplar as maravilhas do santuário, antes alguns minutos de internar-se pelas estradas banhadas de sol, a caminho de sua Galileia distante...

Chico Xavier/Humberto de Campos, do livro Boa Nova

0 Comments:

Postar um comentário