22 março 2023

Guerra viva


Em verdade, a civilização do Ocidente já conseguiu abolir, no campo de seus hábitos mais arraigados, a praga social do duelo, através da qual homens válidos se atiravam inutilmente à morte…
Espadas e armas de fogo de velhos salões aristocráticos jazem relegadas ao abandono e ao silêncio dos museus, mas o homem que rixava com o próximo, no pretérito distante, buscando pretextos para aniquilar-lhe a vida, prossegue alimentando em si mesmo a cultura de projeteis mentais, vivos e mortíferos, com que interfere no programa santificante do Cristo, perturbando o caminho dos semelhantes ou exterminando a si mesmo.
Não mais a contenda ostensiva na praça pública, mas a desarmonia destruidora no coração.
Cada inteligência é um fulcro da vida, arrojando, de si mesma, forças intangíveis que geram todos os processos de assimilação e desassimilação, em nossa estrada comum.
E em todos os setores, vemos o companheiro terrestre despendendo energias que lhe guerreiam a própria existência e lhe consomem a própria felicidade.
Elevada percentagem das moléstias indefiníveis nasce do desequilíbrio espiritual a que se rendem as criaturas.
Os sanatórios e as estações de repouso assemelham-se a praias de socorro, onde aportam, inevitavelmente, os milhares de náufragos do mundo social, sem o Cristo, em que o homem se perde à maneira de viajor sem direção.
Em quase todas as instituições e em quase todos os lares, vemos a atividade ruinosa dos projeteis do pensamento desvairado.
Raios de orgulho e vaidade, criando complexos de culpa.
Raios de ódio, estabelecendo perturbações de consequências imprevisíveis.
Raios de inconformação, consolidando processos de angústia.
Raios de tristeza estéril, estabelecendo enfermidades obscuras.
Raios de cólera, induzindo à delinquência.
Raios de egoísmo, formando trincheiras de separatividade e sofrimento.
Raios de preguiça, coagulando as melhores oportunidades de trabalho e abrindo o caos, à frente das promessas e dos votos brilhantes.
Raios de crueldade, congelando a ignorância e a penúria, em desfavor da Humanidade, a quem devemos o nosso preito incessante de serviço e de amor.
Busquemos Jesus, cuja supervisão divina pode realmente consagrar dentro de nós o governo sadio do equilíbrio e da sublimação.
Sem o Mestre da Cruz não aprenderemos o caminho que nos cabe trilhar, e sem a Cruz do Mestre será de todo impraticável a nossa verdadeira ressurreição.

Espírito Emmanuel. Do livro Instrumentos do Tempo. Psicografia de Chico Xavier.

0 Comments:

Postar um comentário