Relação das Obras de Allan Kardec

O LIVRO DOS ESPÍRITOS
1ª. Edição – 1857
CONTENDO OS PRINCÍPIOS DA DOUTRINA ESPÍRITA
Sobre a natureza dos seres do mundo incorpóreo, suas manifestações e suas relações com os homens; as leis morais, a vida presente, a vida futura, e o futuro da Humanidade. Contendo 501 perguntas.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS
2ª. Edição – 1860
Esta obra é o resultado do ensino coletivo dos Espíritos, contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade. Expõe, através de respostas dadas por espíritos superiores, a síntese de uma nova filosofia espiritualista. Dividida em quatro partes, contendo as atuais 1019 questões.

REVISTA ESPÍRITA
Edições – 1858 à 1869
Jornal de Estudos Psicológicos
Publicação mensal composta de artigos e comunicações obtidas, principalmente, na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Veja a definição deste periódico nas palavras do próprio Kardec: “O relato das manifestações materiais ou inteligentes dos Espíritos, aparições, evocações, etc, bem como todas as notícias relativas ao Espiritismo. – O ensino dos Espíritos sobre as coisas do mundo visível e do invisível; sobre as ciências, a moral, a imortalidade da alma, a natureza do homem e o seu futuro. – A história do Espiritismo na antiguidade; suas relações com o magnetismo e com o sonambulismo; a explicação das lendas e das crenças populares, da mitologia de todos os povos, etc.”

INSTRUÇÕES PRÁTICAS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
Edição – 1858
Obra contendo diretrizes básicas para a prática da mediunidade, substituído em janeiro de 1861 pelo O Livro dos Médiuns.

O QUE É O ESPIRITISMO
Edição – 1859
Esta obra contém sumária exposição dos princípios da Doutrina Espírita, um apanhado geral desta, permitindo ao leitor apreender o conjunto dentro de um quadro restrito. Em poucas palavras percebe-se o objetivo e pode julgar do seu alcance. Neste livro encontram-se, além disso, respostas às principais questões ou objeções que os novatos se sentem naturalmente propensos a fazer. É uma introdução ao conhecimento do Espiritismo que facilita um estudo mais aprofundado.

O LIVRO DOS MÉDIUNS
Edição – 1861
Esta obra contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.
Destina-se a guiar os que queiram entregar-se à prática das manifestações, dando-lhes conhecimento dos meios próprios para se comunicarem com os Espíritos. É um guia, tanto para os médiuns, como para os evocadores. É a continuação e o complemento de O Livro dos Espíritos. Trata da mediunidade, em seus aspectos teórico e experimental. Considerado o livro científico da doutrina espírita.

O ESPIRITISMO NA SUA MAIS SIMPLES EXPRESSÃO
Edição – 1862
Obra destinada a popularizar os elementos da Doutrina Espírita. Pequeno livro para iniciantes no estudo doutrinário.

VIAGEM ESPÍRITA EM 1862
Edição – 1862
É o registro da viagem que o codificador do espiritismo fez em 1862. Esta obra mostra a situação do Espiritismo cinco anos após o lançamento de O Livro dos Espíritos. Contém instruções para a formação de grupos e sociedades espíritas, inclusive, um modelo de Estatuto elaborado pelo próprio codificador. Há, também, diversos discursos feitos por Kardec ao iniciante movimento espírita da França, quando ele percorreu suas principais cidades.

RESPOSTA À MENSAGEM DOS ESPÍRITAS LIONESES POR OCASIÃO DO ANO NOVO
Edição – 1862
Opúsculo que Kardec dirigiu ao movimento espírita de Lyon, sua cidade natal.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Edição – 1864
Esta obra é para o uso de todos; cada qual pode dela tirar os meios de conformar sua conduta à moral do Cristo. Os espíritas nela encontrarão, além disso, as aplicações que lhes concernem mais especialmente. Graças às comunicações estabelecidas, de agora em diante, de maneira permanente, entre os homens e o mundo invisível, a lei evangélica, ensinada a todas as nações pelos próprios espíritos, não será mais letra morta, porque cada qual a compreenderá, e será incessantemente solicitado a pô-la em prática, pelos conselhos de seus guias espirituais. As instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los a  prática do Evangelho. Em sua primeira edição, chamava-se “Imitação do Evangelho Segundo o Espiritismo”, adquirindo o nome definitivo a partir da segunda edição de 1865.

COLEÇÃO DE COMPOSIÇÕES INÉDITAS
Edição – 1865
Pequeno livro que contém trechos de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

O CÉU E O INFERNO
Edição – 1865
Ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo
“As penas e gozos segundo o Espiritismo”.
É um detalhamento da quarta parte de “O Livro dos Espíritos”. Traz o aprofundamento de alguns conceitos cristãos, segundo a ótica espírita: A vida após a morte, o Céu, o Inferno, o Purgatório e a Justiça Divina.

COLEÇÃO DE PRECES ESPÍRITAS
Edição – 1865
Obra feita a partir do CAP. XXVIII de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

ESTUDO ACERCA DA POESIA MEDIANÍMICA
Edição – 1867
Coletânea de poesias recebidas pelo médium Vavasseur, em que Kardec coloca seus comentários e interpretações.

CARACTERES DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
Edição – 1868
Obra que contém trechos extraídos da Revista Espírita. Encontra-se inserido, também, no capítulo I, do livro A Gênese.

A GÊNESE
Edição – 1868
Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo
Esta obra é um passo a mais adiante nas consequências e aplicações do Espiritismo. Portanto, como indica seu título, tem por objeto o estudo de três pontos diversamente interpretados e comentados até nossos dias: A gênese, os milagres e as predições, na relação com as leis novas que decorrem da observação dos fenômenos espíritas. Obra de caráter científico e filosófico, é dividida em 2 partes: A primeira, detalha a criação tanto material quanto orgânica e espiritual; a segunda parte trata de Jesus, dos milagres e das predições.

OBRAS PÓSTUMAS
Edição – 1890
Publicada após o desencarne do mestre lionês, esta obra traz uma coletânea de textos inéditos que tratam de diversos assuntos como música, prece, história do Espiritismo e outros.

Índice
Início 

0 Comments:

Postar um comentário