Como nasceu este livro
Em 29 de agosto de 1957, a Mocidade Espírita Bezerra de Menezes, de Três Rios, comemorava seus vinte anos de proveitosa existência.
Nascera em 29 de agosto de 1937, no Grupo Espírita Fé e Esperança daquela florescente Cidade Fluminense, quando éramos seu presidente.
Fomos convidado a assistir à magna Sessão Gratulatória e, prazerosamente, comparecemos.
Retrazendo a lume os sete mil e trezentos dias vividos pela Quarta Mocidade Espírita do Brasil, qual essa que fundáramos, contamos, perante uma assistência numerosa de Confrades e Amigos, no meio dos quais estavam muitos de nossos ex-alunos, Lindos Casos de Bezerra de Menezes, alguns acontecidos conosco, e, outros, que nos foram relatados por Manuel Quintão, D. Rita Cerqueira, Ademar Santos, José Braga Netto, Abílio Rodrigues, já desencarnados, e Saint-Clair Cordeiro e Francisco Cândido Xavier, ainda, felizmente, entre nós.
Quando terminamos nossa humilde palestra, em retrospecto saudoso, em que evocáramos dias abençoadamente vividos, ao nosso encontro vêm alguns ex-alunos, componentes denodados da Mocidade Espírita Bezerra de Menezes, e, um dentre eles, Jair do Espírito Santo, seu atual e dinâmico Presidente, falando por todos os seus colegas, nos pede emocionado:
— Professor, escreva-nos um Livro sobre o Dr. Bezerra de Menezes e, nele, coloque os Lindos Casos, verdadeiramente inéditos, que, com relação ao nosso caroável Patrono, tanto sabe e tão bem sobre ele nos falou. Valem por inestimáveis lições evangélicas. Depois, será um ato de gratidão que prestará àquele de quem, como nos disse, tem recebido quantiosos favores.
Ficamos também emocionado.
Nossos queridos ex-alunos, que tanto ouviram nossos Casos sobre o querido Kardec Brasileiro, acordaram-nos, com aquele amoroso empurrão, para um trabalho que, há tempos, deveríamos ter realizado. Além de manifestarmos, com ele, nossa sincera e humilde gratidão ao Espírito do Grande Amigo e Benfeitor, revelaríamos seus Lindos Casos, todos repletados de seiva evangélica, de nobres sentimentos, de acendrado amor cristão à Causa salvadora de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim nasceu este Livro.
Que Maria Santíssima, o Anjo da Caridade, de quem somos devotado fiel, o abençoe para que faça o bem aos que o lerem, com vontade de caminhar no Roteiro do Bem, com Jesus e por Jesus, em busca de Deus!