02 setembro 2022

Em regime de fé


O Universo vive em regime de fé.
Em semelhante sistema, a Terra gira sobre si mesma e avança, a pleno Espaço Cósmico, através de ciclos perfeitos de movimento e vida.
Automaticamente, os átomos efetuam as transformações que lhes são peculiares, sustentando a economia da natureza.
De maneira mecânica, a planta se desenvolve na direção do sol.
O animal promove a formação do próprio ninho, valendo-se de princípios da inteligência.
Claramente possível classificar a gravitação como sendo Confiança sabiamente orientada; a atração definindo a Confiança magneticamente dirigida; o heliotropismo expressando a Confiança no impulso, e a inteligência rudimentar exprimindo-se em grau determinado da Confiança instintiva.

Paradoxalmente, apenas o homem por vezes se declara sem fé; no entanto, mesmo sem fé, ele pensa, Confiando nos implementos do cérebro; fala, Confiando nas cordas vocais; pratica o artesanato, Confiando nas mãos; alimenta-se, confiando no engenho gastrintestinal; caminha, Confiando nos pés; viaja, Confiando naqueles que lhe orientam as máquinas; estuda, Confiando nos professores; traça programas de ação, Confiando em horários.
Tudo na vida se harmoniza em recursos de confiança.

Atualmente, porém, a Doutrina Espírita vem acordar as criaturas para a fé raciocinada, que não dispensa a lógica e o discernimento precisos, a fim de que a consciência humana se eduque suficientemente, sem a ingenuidade que a tudo se submete e sem a violência que a tudo aspira dominar.

Espírito Emmanuel, do livro Rumo Certo, psicografado por Chico Xavier.

0 Comments:

Postar um comentário