22 janeiro 2021

Lembremo-nos



Aceitando a luz do Evangelho na consciência e no corarão somos, de imediato, promovidos a condição de cooperadores do Divino Pomicultor, no campo imenso da vida.

E cada criatura possui a gleba que lhe cabe cultivar.

É a família consanguínea a que nos ajustamos… 

É a oficina de trabalho que nos aguarda o concurso… 

E o santuário de fé religiosa onde a bênção do Mais Alto nos felicita… 

Nesses círculos de ação, em que nossa existência atua nas existências alheias, podemos simbolizar as almas que nos partilham a luta como árvores vivas, de cuja produção somos, de alguma sorte, responsáveis no que tange à prestação de serviço que nos compete ofertar-lhes constantemente.

Assim considerando, não basta estejamos dispostos a manejar o machado na destruição caprichosa do vegetal que se tornou passível de nossa reprovação.

E preciso examinar se, à maneira do Senhor, já fizemos o bem possível para analisar com segurança.

Antes de censurar a plantação que nos rodeia, reparemos o teor de nosso concurso à terra confiada ao nosso esforço.

Antes de golpear a árvore preguiçosa atentemos para as necessidades que lhe caracterizam o desenvolvimento e a frutificação.

Muitos reclamam do tronco desamparado produtos incompatíveis com o abandono em que vive e muitos entregam frondes e flores a vermes, raízes a ervas sufocantes, esperando, inutilmente, a colheita frustrada pela inércia a que se associam.

Recordando este símbolo, não movimente a pesada lâmina da crítica no ambiente em que a Bondade Divina te situou, sem antes considerar a qualidade de tua cooperação, junto daqueles que respiram contigo o ar em que te sustentas.

Recorda que se ninguém pode amaldiçoar a árvore que feneceu por falta de adubação e defesa, ninguém poderá igualmente exigir seara abundante e preciosa onde apenas se espalhou o escalracho da negligência.

Atende, enquanto é hoje, ao círculo de trabalho que te coube no imenso pomar da vida e guarda a certeza de que do teu suor e do teu carinho na lavoura do Eterno Bem, nascerá, em teu favor, o celeiro de alegria e vitória com que te enriquecerás no Abençoado Amanhã.

Emmanuel, do livro Perante Jesus, psicografado por Chico Xavier

0 Comments:

Postar um comentário